Overtraining – Principais Sintomas, Como Evitar, Saiba Tudo!

Overtraining os principais sintomas saiba como evitar!

O que é Overtraining?

Overtraining nada mais é do que o estado que o seu corpo chega quando você não dá o descanso necessário ou à nutrição necessária para que ele se recupere. E isso causa diversos efeitos negativos tanto fisiológicos, quanto psicológicos.

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Quais são os sintomas?

Sintomas físicos:

– Diminuição da força.

– Queima da massa magra.

– Alterações na pressão arterial e frequência cardíaca.

– Dores musculares prolongadas.

– Atraso na recuperação e conseqüentemente aumento da probabilidade de lesões.

Também pode causar fadiga crônica desidratação perda de apetite a insônia ou má qualidade no sono, podem ser conheço de Overtraining.


Sintomas psicológicos:

– Perda de motivação.

– Pessimismo.

– Depressão.

– Mau humor.

– Aumento da irritabilidade.

– Ansiedade.

– E perda da capacidade de concentração.

Inclusive tome cuidados com pré treinos eles disfarçam esses sintomas e isso te prejudica ainda mais, pois o seu corpo vai estar no estado catabólico de overtraining, mas o pré treino vai te dar uma sensação de que está tudo bem. Ele vai servir como morfina para seus sintomas psicológicos e aí quando passa o efeito do pré treino, os efeitos do Overtraining vão chegar chegando!

Como prevenir o Overtraining?

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Se você estiver com algum desses sintomas fique esperto e se previna!  Veja se você está descansando adequadamente, se você está treinando direito e se a sua dieta está adequada para evitar que você perca massa magra e ainda se torne uma pessoa insuportável.

Dica para a prevenção:

Seus treinos precisam ser curtos, uma hora no máximo há uma hora e meia estourando. Após esse tempo os seus níveis hormonais se tornam muito baixos, isso aumenta a liberação do cortisol que é o hormônio catabólico.

E se você luta e seu treino de luta é pesado e ainda faz musculação e seu treino também é pesado, o certo é você não fazer os dois no mesmo dia. Faça intervalos na semana alternando entre, dia de luta, dia de treino, dia de luta, dia de treino… E encaixe um dia no mínimo de descanso com zero de atividade física. O indicado seria 2 dias de descanso.

As artes marciais costumam ser bem intensas e isso é catabólico. Então você tem que ter uma atenção máxima possível na sua alimentação e no seu descanso.

A importância do descanso:overtraining 3

O descanso é tão fundamental quanto o treino. Para o seu corpo desenvolver ele precisa descansar. Deixe seu músico se recuperar completamente, não treine o mesmo grupo muscular sem no mínimo 48 horas de descanso para ele.

É bem recomendado inclusive a cada 3 meses de treino intenso você treinar uma semana bem moderadamente. Treine leve mesmo! Diminua a carga diminua a intensidade durante uma semana. Essa é uma pequena dica para evitar o catabolismo e Overtraining.

É muito necessário também descansar a mente para você estar sempre bem disposto.

Importância da Alimentação:overtraining 4

Tenha uma dieta equilibrada incluindo uma quantidade suficiente de todos os macro nutrientes necessários para seu corpo como carboidrato, proteína e gordura salvável.

Se alimente no mínimo 6 vezes ao dia para manter um fluxo constante de alimentação no seu organismo. Isso ajuda a controlar os níveis de cortisol. E também tenha certeza de estar consumindo suficientemente os micro nutrientes as vitaminas e os minerais. Se for necessário tome um multivitamínico isso ajuda a manter o seu corpo saudável e beba muita água!

Se você está com Overtraining!overtraining 5

Caso você já esteja em um estado de Overtraining além de fazer todo esse controle citado acima. É extremamente recomendado para não dizer obrigatório que você pare completamente os treinos durante alguns dias uma semana pelo menos. Para quando você voltar, você irá voltar a criar sua massa muscular de uma maneira eficiente. Depois de se recuperar é importante inclusive rever seu treinamento, para que você nunca mais entre em um estado de catabolismo o estado de overtraining onde seu corpo não consegue se recuperar. Evite excessos!

Palavras Finais:

Não existem alimentos específicos que evitam o catabolismo e o Overtraining o que vai evitar é você se alimentar sempre no mínimo de 3 em 3 horas, e sempre tenha alimentos saudáveis para nunca te faltar uma alimentação decente entre as principais refeições como; uma barrinha de proteína, barrinha de cereal, uma fruta ou um iogurte natural. Qualquer coisa saudável para que você sempre se alimente de 3 em 3 horas sem falha.

Agora sobre suplementos por exemplo; a Glutamina é uma boa indicação para você suplementar, e para prevenir o catabolismo aumentando a síntese proteica, além de aumentar a capacidade do seu sistema imunológico. Vitamina C também é uma coisa que não pode faltar nunca durante seus dias.

Mas enfim não adianta nada tomar Glutamina e Vitamina C, se você se alimentar mal, se seu treino é longo demais, se você não descansa, se você beber álcool e se você não dorme direito. Isso já vai depender do bom senso de cada um!

TENHA UMA ALMA GIGANTE ANTES DO CORPO!

Conclusão:overtraining 6

 

Se você absorver todas essas dicas descritas, além de evitar o Overtraining você com certeza absoluta também estará evitando o catabolismo!

Não deixe de descansar, não faça treinos desnecessários de longa duração, não deixe faltar os macro e micro nutrientes necessários para o desenvolvimento do seu corpo. Se alimente no mínimo de 3 em 3 horas no mínimo 6 refeições diárias mantendo assim o fluxo constante de todos os nutrientes. 

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Deixe sua opinião sobre este assunto se tiver dúvidas ou perguntas escreva nos comentários. BONS TREINOS!

 

Author: MP3 MAROMBA

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