Proteína da Soja é boa?

Desvantagens da proteína da soja:

Para atletas que buscam alta performance e alto rendimento, a proteína da soja é sim considerada uma proteína ruim. Porque apesar de ter uma quantidade de aminoácidos muito grande, o seu valor biológico é muito baixo. Isso significa que por mais que ela seja cheia de aminoácidos, ela é pouco absorvida pelo corpo humano. O corpo humano não consegue aproveitar, exatamente por causa do seu VB (valor biológico) ter uma pontuação baixa, seja a proteína da soja em sua forma líquida ou sólida.

Em pontuação a proteína da soja recebe 74 pontos no seu índice de valor biológico. Para uma comparação, o ovo inteiro recebe 100 pontos no seu valor biológico, a clara do ovo recebe 88 e o whey protein concentrado recebe 104 pontos, deixando a proteína da soja para trás.

Fora isso a proteína da soja contém algo que qualquer atleta não ia querer em sua dieta, que são chamadas de substâncias anti nutrientes, que bloqueiam a digestão é a absorção de outros nutrientes.

 

2 Principais Anti nutrientes encontrados na Soja:

 

Lectinas:

As lectinas podem causar diversos problemas importantes, e além de interferir na absorção de nutrientes, ainda pode causar uma lesão intestinal.

 

Proteases:

As Proteases são enzimas que auxiliam a digestão de proteínas. A proteína da soja tem inibidor de proteases! Esses inibidores incomodam e atrapalham a tripsina e a quimotripsina, que são enzimas de extrema importância na absorção e para a digestão de proteínas no seu sistema gastrointestinal.

 

 

Mais um fator negativo sobre a soja:soja nao 4

Mas um negativo e importante ponto sobre a soja é que, ela é rica em compostos estrogênicos. Se você é um atleta bem informado você já deve saber que qualquer tipo de alteração entre; Testosterona (hormônio masculino) e Estrogênio (hormônio feminino) a favor do Estrógeno, pode contribuir para que você tenha problemas de Disfunção Erétil, Ginecomastia (também conhecido como “tetinhas”) e conduzir ao indesejável aumento no seu índice de gordura corporal. Entre outros efeitos nocivos que se referem ao ramo do fisiculturismo.

Muito bem agora que já, literalmente trituramos a soja de tanto falar mal dela, vamos falar um pouco sobre seus pontos positivos.

 

 

Pontos Positivos da Soja:soja nao

 

Durante anos a proteína da soja foi indicada, por reduzir o colesterol, em uma variedade de espécies de animais inclusive no ser humano. Mas um estudo recente descobriu, que quando se separa os compostos estrogênicos da soja, a sua redução de colesterol é falha.

O que claramente indica uma relação entre os estrógenos da proteína da soja, e a redução do colesterol, que por um lado gera as desvantagens, mais de outro lado também possui suas vantagens. E agora?

Algumas outras substâncias também encontradas na proteína da soja, auxiliam na redução do colesterol como; Isoflavonas, Saponinas e as fibras. Mas parece que isso depende muito do indivíduo que está sendo estudado.

Alguns estudos também sugerem, que e a proteína da soja pode reduzir alguns tipos de câncer.soja nao 5

A proteína da soja tem demonstrado aumentar a produção de hormônios da tireoide, isso em ratos, porcos e coelhos. Esse aumento da produção ainda não foi confirmado no ser humano. Mas se isso for confirmado qual seria as vantagens para um atleta ou para um fisiculturista por exemplo.

Quando uma pessoa ou um atleta entra em uma dieta para emagrecimento restrita, no início os resultados são bem rápidos e visíveis correto. Mas depois de alguns meses de dieta seu corpo começa a entender o que está acontecendo, e começa a se adaptar, assim reduzindo a produção de hormônios da tireoide, causando uma brusca diminuição nos resultados da sua dieta. Isso se dá devido à redução da sua taxa metabólica, é como se o seu corpo restabelece-se a quantidade diária de caloria que você precisa diminuindo a mesma.

Sendo assim se nesse momento, você inclui-se a proteína da soja em sua dieta, ela supostamente aumentaria a produção de hormônios da tireoide, e isso compensaria a queda causada nessa produção devido uma dieta de baixa caloria, focada no emagrecimento. Sendo assim não causaria a famosa brusca diminuição dos resultados. A teoria é essa. E obviamente se consumida na quantidade certa para você, lembrando sempre de todas as desvantagens e por fim, se esse estudo for confirmado.

Agora a respeito dos níveis naturais de hormônios sexuais a testosterona tanto nos homens quanto nas mulheres que consumiram regularmente proteína isolada da soja em suas dietas. Estudos mostraram que não houve nenhum tipo de alteração. Essa era uma desconfiança que antes se tinha e que com isso foi descartada.

 

 

Conclusão:soja nao 3

 

Bom caros leitores agora é com vocês. Na minha opinião, por estudos e pesquisas realizadas sobre o assunto. Nenhuma proteína vegetal tem vantagens que cheguem aos pés, das proteínas animais. Principalmente para atletas, que desejam aumentar o volume se sua massa corporal, sejam eles amadores ou profissionais de alta performance.

Deixe sua opinião sobre este assunto se tiver dúvidas ou perguntas escreva nos comentários. BONS TREINOS!

 

Author: MP3 MAROMBA

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