Porque Alimentos Integrais?

Todo mundo sabe que em uma boa dieta é bom substituir os alimentos, por suas versões integrais. Todos sabem disso mas poucos sabem o porquê dessa substituição. Não parece ser muita coisa trocar os alimentos por suas versões integrais. Mas acredite! Essa pequena mudança fará uma grande diferença.

 

O que são Alimentos Integrais:

Os Alimentos Integrais não passam pelo processo de refinamento. Então o que acontece, é que eles mantém as suas propriedades nutricionais e ajudam a prevenir doenças como, obesidade, diabetes e disfunções intestinais.

O alimento integral é uma das principais fontes de fibras e isso é o que mais falta no cardápio do brasileiro.

 

O que as Fibras fazem?

– Promove um bom funcionamento do intestino.

-Deixam você saciado durante muito mais tempo, a sua sensação de fome demora pra aparecer novamente quando você consome alimentos integrais.

– Reduzem os níveis de colesterol e reduz os níveis de glicose no sangue.

Além de riquíssimos em fibras os alimentos integrais são ricos em vitamina A, B, B5, B2 e em minerais como: cálcio, fósforo e ferro.

 

Porque os Alimentos são Refinados?alimentos integrais 5

O refinamento dos alimentos gera um aumento na durabilidade deles, melhora a textura ao paladar e o sabor. As indústrias não fazem isso pela sua saúde, eles fazem isso para vender isso tudo é marketing.

Para as indústrias alimentícias, tudo gira em torno do dinheiro. Eles querem atrair o seu lado “obeso”, eles não querem fazer de você uma pessoa saudável. Realmente é uma triste informação verídica.

 

Principais Alimentos Integras:

Estes são alguns alimentos integrais para incluir em sua dieta para atingir o físico que você tanto almeja.

 

                                                                        Arroz Integral:
alimentos integrais arros integral

Arroz integral é riquíssimo em fibras, possui todas as vitaminas e minerais citadas acima mas a vitamina B6.

 

 

 

 

 

 

 

Açúcar mascavo:
alimentos integrais açucar mascavo

Enquanto o açúcar refinado o açúcar branco só contêm carboidratos, o açúcar mascavo contém vitaminas, Ferro Potássio e outros nutrientes que são excluídos durante o processo de refinamento. Substitua o açúcar branco por açúcar mascavo.

 

 

 

 

                                                                                 Farinha de trigo integral:

alimentos integrais farinha de trigo integral

A farinha de trigo integral, possui quase a mesma quantidade de calorias da farinha branca e além disso apresenta mais vitaminas, proteínas e fibras.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cevada em grão:
alimentos integrais cevada em grao

A cevada em grão se usa na preparação de pães e sopas muito rico em vitaminas, minerais e ainda possui Betacaroteno.

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                Trigo em grão:
alimentos integrais trigo em grao

O trigo em grão é rico em ácido glutâmico, que é um aminoácido e é muito utilizado na cozinha árabe como no quibe cru por exemplo. Além de todas as vitaminas e minerais já citadas ele também possui Zinco.

 

 

 

 

 

Principais Benefícios:

Menos Gordura na Dieta:

As fibras insolúveis como o trigo, se ligam aos sais biliares isso diminui a absorção de gordura pelo corpo. As fibras solúveis como farelo de aveia, frutas leguminosas, combate o LDL colesterol ruim.

 

Menos fome mais Saúde: 

Alimentos integrais geram uma saciedade completa por serem mais viscosos. Quando é ingerido, dentro do seu estômago ele retém mais água, retardando o esvaziamento gástrico e isso faz a digestão se mais lenta permitindo uma absorção menor de gorduras e assim diminuindo sua sensação de fome.

 

Regula o Intestino:

 Os alimentos integrais aumentam a sua quantidade bactérias benéficas também conhecidas como lactobacilos vivos. Isso diminui a quantidade de bactérias ruins que podem te causar disfunções ou problemas intestinais.

 

Vale lembrar que tem que consumir no mínimo 2 litros de água por dia para manter regulado todo esse funcionamento, isso é o básico.

 

 Calorias:

Quando a gente fala sobre alimentos integrais a primeira coisa que a gente pensa é em uma dieta para redução de peso. Mas ele não serve apenas para redução de peso não, apesar de ajudar bastante porque a quantidade de fibra que tem nesses alimentos te causa uma saciedade maior, reduzindo o seu apetite e consequentemente reduzir a quantidade de alimentos que você ingere.

Mas quando você está no processo de bulk, (ganho de peso) é muito mais indicado e saudável para seu corpo o consumo de calorias integrais para acelerar esse processo.

Os alimentos integrais são íntegros por isso eles costumam ter um pouco mais de calorias do que os refinados. Só que isso não significa que você vai engordar, pelo contrário ele possui muito mais fibra, vai te deixar mais saciado você vai comer menos e vai se sentir satisfeito, ele vai te ajudar em sua dieta além de melhorar toda a sua digestão.

Em uma dieta não é só controlar a quantidade de calorias, calorias, calorias é também ter a qualidade nos alimentos que você está consumindo.

 

Conclusão:alimentos integrais 6

Substituir os alimentos comuns pelo consumo de alimentos integrais em sua dieta só traz benefícios tanto para quem quer emagrecer como para quem está buscando uma dieta para ganho de massa muscular.

A inclusão de alimentos integrais no começo pode parecer estranho e até serem ruins ao seu paladar, mais isso é porque você não está adaptado a comer de forma saudável isso é normal.

Faça um esforço e tente cada vez mais incluir o consumo de alimentos integrais em sua dieta seu corpo ira agradecer e os resultados iram aparecer junto com ele acredite!

 

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Author: MP3 MAROMBA

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